terça-feira, 8 de novembro de 2016

Pesquisa inovadora X Pesquisa não inovadora

Antes de mais nada, você sabe qual é a diferença entre a pesquisa inovadora e a não inovadora? Qual você acredita ser a mais importante?

O que você precisa saber é que as duas são importantes, pois uma pesquisa tem o objetivo de trazer mais conhecimento ao conjunto da ciência. Uma grande e inovadora pesquisa, a chamada pesquisa de ponta, é a que parte dos limites do conhecimento atual e tenta avançar na obtenção de mais ou novos conhecimentos enquanto uma pesquisa não inovadora testa outras já existentes para validação, ou não, dos seus método e resultados.

Dessa forma, se um pesquisador replica uma determinada pesquisa e encontra resultados diferentes, significa que algo saiu errado e, então, é preciso que seja mais investigado, com o escopo de descobrir a inconsistência.

Todo pesquisador gostaria de fazer um trabalho importante e grandioso, que oferecesse ao mundo uma grande descoberta, algo que abale a ciência como um todo. Entretanto, a ciência, via de regra, não caminha assim, uma vez que é constituída de pequenas partes obtidas por meio de trabalhos pontuais e específicos que se acoplam ao conjunto.

Portanto, uma grande pesquisa inovadora vale-se de muitas pesquisas menores e pontuais para sustentar seu arcabouço de informações, assim como pequenos tijolos constroem uma grande muralha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário