quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Paraenses Participam da 4ª Edição da Copa do Brasil de Kung fu Garra de Águia - Eagle Claw Kung Fu

Mais Uma vez o Estado do Pará Possui Visibilidade Internacional e Consegue Pódio em Competição Realizada no Estado de São Paulo

Da esquerda para a direita: Lucas Emanoel, Thiago Bentes, Rodrigo Conceição, Grã Mestra Lily Lau, Dai Siring Kalman Wong e Sifu Alcino Lourenço.
A 4ª edição da Copa do Brasil de Kung Fu Garra de Águia (Eagle Claw Kung Fu) foi realizada no último domingo, 19 de Novembro de 2017, e fez parte do 4º festival de Cultura Chinesa que aconteceu na Cidade de São Paulo/SP entre os dias 17 à 19 de Novembro. O festival contou com Exames de Faixa, seminários e campeonato de formas (Taolu), onde mais uma vez o estado do Pará obteve uma grande visibilidade e foi o centro de grandes elogios, tudo graças a belíssima performance dos nossos representantes.

Contando com 3 atletas paraenses no campeonato (todos discípulos do Toudai Alcino Loureço  a qual é o Representante do estilo Garra de Águia de Kung Fu no Estado do Pará) nosso estado subiu ao pódio quatro vezes, sendo três vezes com o atleta Rodrigo Conceição (duas medalhas de ouro e uma de prata) e uma vez com o atleta Lucas Emanoel (medalha de prata). O atleta Thiago Bentes não consegui subir ao pódio, mas teve uma excelente apresentação o que lhe garantiu o quarto lugar da sua categoria.

O que nos chamou a atenção, além de outras coisas refente ao festival de cultura Chinesa foi a apresentação do atleta Rodrigo Conceição, que mais uma vez deu show de técnicas, conseguindo alcançar 3 medalhas em 3 categorias distintas. O mesmo nos contou que participou da competição em um momento não tão suscetível a títulos, pois estava com um dos seus joelhos lesionado e vindo de um longo período de recuperação. Segundo o atleta, seu desempenho foi além do esperado, visto algumas limitações por parte do seu corpo. Contudo, o peso de defender o Estado do Pará e o nome do seu Sifu Alcino Lourenço, a qual possui um reconhecimento internacional e é um dos discípulos direto da Grã Mestre Lily Lau, fizeram-no esquecer qualquer dor que sentia.

Outra coisa a atentar-se é a falta de incentivo financeiro para os atletas de Kung Fu, todos fazem questão de dizer que são representantes paraenses, embora não contam com nem um tipo de patrocínio por parte do Estado. Rodrigo Conceição já recebeu vários convites para competir na China (berço da grande Arte Milenar), porém por falta de recursos ele sempre acaba recusando os convites.

Rodrigo Conceição, Grã Mestra Lily Lau e Sifu Alcino Lourenço após uma das vitórias.

sábado, 18 de março de 2017

Universidade do Estado do Pará lança Edital de Seleção para Bolsa Incentivo Acadêmico do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE/Uepa)

Fonte: www.uepa.br

A  Universidade  do  Estado  do  Pará  (UEPA)  torna  público  o lançamento do Edital 31/2017 e convoca os discentes dos cursos regulares  de  graduação  da  UEPA  a  participarem  do  processo de  seleção  às  bolsas  do  Programa  de  Apoio  Socioeconômico –   Subprograma   Bolsa   Incentivo   Acadêmico   do   Núcleo   de Assistência Estudantil.
O objeto do edital é oferecer auxílio financeiro, denominado de Bolsa Incentivo Acadêmico, aos alunos dos cursos regulares de graduação da capital e dos campi da interiorização da UEPA oriundos, prioritariamente, de Escola Pública ou de Escola em Regime de Convênio com o poder público e que estejam em situação socioeconômica desfavorável à sua permanência e inserção na dinâmica universitária de produção e socialização do conhecimento.

As inscrições estarão abertas de 20 de março a 18 de abril de 2017.
Para maiores informações, o edital na íntegra está disponível no site www.uepa.br.

terça-feira, 14 de março de 2017

Uepa forma primeiras turmas de Engenharia Florestal

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entregou para a sociedade os primeiros profissionais do Curso de Engenharia Florestal, formados em Belém. São 22 novos engenheiros, que outorgaram o grau no último dia 8 de março, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologias (CCNT). Os campi de Paragominas e Marabá também formaram 81 novos engenheiros neste ano.
 
Criada em 2012, a área de Engenharia Florestal foi uma recomendação do Ministério da Educação (MEC), com intuito de formar profissionais que pudessem atuar na recuperação de áreas degradadas, por meio de projetos de reflorestamento. Além disso, possibilitar um suporte técnico às indústrias de base florestal nas fases de processamento de produtos madeireiros e não madeireiros.
 
As turmas foram compostas por calouros ingressos no processo seletivo de 2013 e alunos do antigo curso de Tecnologia Agroindustrial com ênfase em Madeira. “A instituição entrega um profissional diferenciado devido à junção dessas duas turmas e por sua grade curricular focada no mercado das indústrias e em áreas degradadas”, analisa o coordenador do curso de Engenharia Florestal, Nelivelton Santos.
 
Santos acredita ainda que a atuação dos novos engenheiros contribuirá para solução de dificuldades locais. “Eles vão colaborar na resolução de problemas relacionados à região Amazônica, atuando junto às indústrias para o uso consciente de matérias primas”, conclui o professor.
 
Em Paragominas, que já foi considerado sinônimo do desmatamento, o curso traz uma importância simbólica. A engenheira florestal Chrys Ribeiro, é uma das profissionais formadas na primeira turma no município. “Acredito que o fator diferenciador ocasionado pela forte capacitação do curso contribuirá para melhorar a região em diversos aspectos. Nós queremos ver cidade cada vez mais verde”, enfatiza.
 
De acordo com a Coordenação do Curso, a partir dessas primeiras turmas, os campi de Belém, Paragominas e Marabá vão poder verificar alguns aspectos relacionados ao curso, tais como a melhoria do projeto pedagógico, a abertura de novas turmas em outras regiões do estado e a taxa de empregabilidade dos profissionais.

(UEPA)

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Goleiro Bruno deixa prisão após conseguir habeas corpus no Supremo

No início da noite desta sexta-feira (24), o ex-goleiro do Flamengo, Bruno, deixou a prisão após conseguir um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, emitido na última quinta-feira (23), e protocolado pelo ministro Marco Aurélio Melo. 
Bruno estava preso em Belo Horizonte, condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo sequestro, assassinato e ocultação do cadáver da modelo Eliza Samudio, que, segundo as investigações, foi morta em 2010 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O goleiro foi preso preventivamente em 2010, e a condenação aconteceu em março de 2013.

Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão acusado da morte da modelo Eliza Samúdio
Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão acusado da morte da modelo Eliza Samúdio

Após um relacionamento com Bruno, Eliza deu à luz um menino em fevereiro de 2010. Ela desapareceu no mesmo ano e seu corpo nunca foi achado. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade. Atualmente, o menino mora com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul. 
A assessoria do STF informou que o ministro Marco Aurélio Mello entendeu que Bruno tem direito a responder em liberdade enquanto aguarda o resultado dos recursos à condenação. Contudo, a decisão não se aplica a outras eventuais condenações que o jogador esteja sujeito. 
Na decisão, Marco Aurélio destacou que Bruno encontra-se preso há 6 anos e 7 meses sem que tenha sido condenado em segunda instância, motivo pelo qual deve ser solto para que recorra em liberdade.
“Nada, absolutamente nada, justifica tal fato. A complexidade do processo pode conduzir ao atraso na apreciação da apelação, mas jamais à projeção, no tempo, de custódia que se tem com a natureza de provisória”, escreveu o ministro do STF.
Segundo o advogado de Bruno, Lúcio Adolfo, o jogador deve deixar a prisão ainda nesta sexta-feira (24). "Ele está preso exclusivamente em face do processo pela morte de Eliza. Só advogado neste caso, mas tenho conhecimento que já houve o cumprimento referente à condenação no Rio", disse Adolfo. 

(Jornal do Brasil)

sábado, 28 de janeiro de 2017

Listão da UEPA já tem data para ser divulgado

Listão da UEPA já tem data para ser divulgado (Foto: Cláudio Santos/Ag. Pará)
Foto: Cláudio Santos/Ag. Pará


O tão aguardado listão do vestibular do Processo Seletivo 2017 (Prosel) e Programa de Ingresso Seriado (Prise) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) será divulgado na próxima terça-feira (31), a partir de 09h30. As informações são do Diário Online do Estado do Pará.
A última etapa do Prise foi realizada em dezembro, quando cerca de 5,6 mil candidatos se inscreveram para o exame, que é direcionado aos alunos do Ensino Médio que fizeram a primeira e segunda etapas do Prise. Foram registrados 387 faltosos.
Como a Uepa aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este é o último ano do Prise. 
Ao todo, foram ofertadas 3.702 vagas, sendo 1.851 para o Prise e 1.851 para o Prosel. Os cursos mais concorridos do Prise estão na área da saúde: Biomedicina, Fisioterapia e Medicina.

(DOL)